O agito imobiliário
O golfe transformou-se num fenômeno econômico intimamente ligado a atividade imobiliária no mundo e atualmente no Brasil assistimos à adaptação de empreendedores e empresas construtoras a essa nova realidade.
A inícios da década dos noventa apenas existiam 200 campos de golfe na Espanha. Hoje existem 270 em funcionamento e mais de 200 projetados. Complexos residenciais, hotéis e resorts acompanham esses campos em 70% dos casos. Em Málaga, na Costa do Sol ou Costa do Golf a indústria imobiliária com golfe significa uma movimentação de mais de 800 milhões euros ou mais de R$2 bilhões por ano.
Na Argentina o boom do golfe foi impulsionado a proliferação de campos dentro de condomínios residências. No Brasil existem hoje mais de 40 projetos imobiliários com campos de golfe, principalmente no litoral do Nordeste e interior de São Paulo e Paraná. O primeiro campo de golfe do Ceará está inserido no empreendimento luso-brasileiro Aquiraz Riviera, onde figuram 8 Hotéis, um centro comercial, 650 lotes uni familiares e 1050 aptos. O investimento total é de cerca de U$ 300 milhões.
Nos empreendimentos com golfe, as moradias são valorizadas pela sua posição em relação a locais especiais do campo. Uma moradia num ponto estratégico, como frente a um lago ou um green pode significar um valor agregado de 50% a 100%, um mecanismo de valorização impensável até poucos anos atrás. Mas informação no portal www.golfenegocios.com.br
O Sant´anna Golf Club, na cidade de Amparo no interior paulista, finalizou as obras do seu Club House. O campo de nove buracos num belo vale e vizinho ao hotel de cinco estrelas que dá o apoio, está sendo concluído por Sebastião Neres da NGA Golf. Sebastião foi responsável pela execução do campo do Damha, idealizado por Ricardo Rossi e também cuida da reconstrução do Búzios Golf & Country Club, além de ser responsável pelo campo de Itu. O promotor do Santánna Golf Club, Roberto Toledo, disse que a data da inauguração do campo está próxima.
A atração do golfe também está mudando parâmetros no marketing. Para a Mercedes-Benz o enfoque é menos tênis e mais golfe. Segundo Jens Israng, diretor de vendas e pós-vendas da marca para a América Latina "há, de fato, uma tendência mundial de investir mais no golfe e diminuir um pouco o investimento no tênis".
A BT, líder mundial no fornecimento de soluções convergentes para comunicação corporativa, iniciou patrocínios no golfe brasileiro. A empresa inicialmente apóia o circuito empresarial e poderá dar novos passos no mundo do golfe. A empresa opera a mais de 40 anos na América Latina. O Brasil é à base de um dos quatro centros de operação global da BT, desenvolvidos e capacitados para receber projetos de offshoring.
Com o patrocínio é do Diners Club, co-patrocínio da Contax e o apoio da Gazeta Mercantil, entre outros, o primeiro grande torneio com profissionais da temporada será o Aberto do Estado do Rio de Janeiro a ser realizado de 20 a 24 de maio, no campo do Gávea.
Nesta semana, se realiza o IV Instituto Ronald McDonald Invitational Golf Cup, programado no Clube de Campo de São Paulo. Parte da renda foi destinada à construção da unidade de internação onco-hematológica pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz decidiu investir no marketing de classe profissional ao patrocinar um torneio reservado apenas para médicos golfistas. O evento, com apoio de Unibanco, SulAmérica e Qualicorp e a organização de Golfe & Cia, foi programado para 16 de maio no Clube de Campo de São Paulo. A iniciativa foi de Klaus Behrens, diretor do conceituado hospital de São Paulo, numa amostra que o golfe penetra em novas áreas.
Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Autor de Liderança e Golfe. Colunista da Gazeta Mercantil e Golf Digest. piernes@yahoo.com, www.golfenegocios.com.br