Homenagem a Japão
A homenagem do golfe brasileiro aos 100 anos de imigração colônia japonesa marcou a temporada, quando mais de mil jogadores competiram simultaneamente em vários campos para lembrar a contribuição nipônica.
Mais de 3.600 golfistas no Brasil são japoneses ou descendentes, ou aproximadamente um em cada oito jogadores. A longa lista de premiados nos torneios comemorativos com nomes ocidentais mostrou o excelente convívio no mundo do golfe entre pessoas de todas as origens geográficas e o respeito a contribuição da colônia Nikkei.
No Oriente, China abriu forte para o golfe. Gran China Air será o patrocinador máster do primeiro evento do circuito profissional norte-americano feminino de golfe LPGA em território chinês. O torneio será realizado em outubro, no Haikou West Golf Club, em Haikou, com uma premiação total de US$ 1,8 milhão. A atual líder do ranking da LPGA é a mexicana Lorena Ochoa.
A estrela mexicana do golfe profissional mundial preparou uma mensagem e prêmios especiais para os participantes da copa México, que promovem o Conselho de Promoção Turística do México e a Associação de Empresários Mexicanos. O evento a ser realizado em São Paulo a fins de maio reúne fundos para a escola publica México que conta com 2.100 estudantes.
Femsa é uma das patrocinadoras do torneio. Outras empresas que apoiam são Mabe, Bimbo, Aeroméxico, CVC Turismo, Sucos Del Valle, Embratel, Rassino NHK e Hotéis Meliá. Os vencedores da II Copa México receberão prêmios de estadias em resorts de Los Cabos, Cancún e Puerto Vallarta. Ernesto Silva, presidente de Femsa, Guillermo Hidaldo do Consejo e Jans Kinzek de Associação empresarial participaram do almoço de lançamento do torneio que organiza Golf4All.
O presidente da Femsa, que aprovou pessoalmente o patrocínio do evento, disse a este colunista que a cerveja Sol e as outras marcas cervejeiras do grupo já ocupam 10% do mercado brasileiro, o que “superou nossas expectativas iniciais”. Na contramão, a marca Skol retrocedeu na simpatia dos golfistas após veicular recentemente um anúncio pela TV onde o golfe é mostrado como um jogo monótono e de velhos chatos, uma mensagem preconceituosa e distante da realidade. Mas informações sobre a disputa das cervejas no golfe no portal www.golfenegocios.com.br
Alex Lemes de 15 anos, se auto-penalizou ao perceber que tinha um taco mais dos 14 permitidos na bolsa. Era candidato ao título no recente Aberto Sul Brasileiro no Porto Alegre Country Club, que perdeu pelas quatro tacadas de penalidade recebidas. Foi muito aplaudido. Explicou que apenas respeitou as regras de um jogo fascinante com ativa agenda.
Na recente festa do II Aberto da Fazenda da Grama, Aloísio Araújo foi anfitrião impecável. No evento, a Sony Vaio ingressou como patrocinador no golfe brasileiro. O executivo Francisco assegurou que durante o ano serão desenvolvidas outras ações com golfe. A Land Rover também prestigiou o evento, organizado pela Briquet. A Gant, uma marca internacional de roupas que está desembarcando no Brasil, vestiu os participantes do torneio.
Após o interessante torneio da ABGS em Comandatuba, a agenda do golfe continua lotada. Amanha sexta-feira, a etapa BT do Circuito empresarial promete muita disputa no campo do Guarapiranga e em 14 de maio, o IV Invitational Instituto Ronald McDonald unirá novamente golfe e beneficência.
* Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e Golf Digest. Autor de Liderança e Golfe. piernes@yahoo.com. www.golfenegocios.com.br