O taco e o auto-conhecimento
A experiência de pegar pela primeira vez no taco coloca o esporte como excelente ferramenta de capacitação e do auto-conhecimento de executivos.
Participamos da convenção anual de uma importante empresa multinacional, da área de fertilizantes, que fatura anualmente U$60 bilhões. Eram 60 gestores e 140 representantes comerciais lidando com o tema Crescimento e Liderança e experimentando pela primeira vez do golfe. Enfrentaram com seriedade e paixão o novo desafio.
Todas as facetas da atividade corporativa ficaram mais claras após o exercício com golfe, que incluiu palestras deste especialista e gincanas especiais da promotora Pethy Mattos. Para bater bem na bola de golfe ou conduzir uma empresa é necessário uma grande dose de humildade, preparação e foco. Para ser um bom vendedor é fundamental manter o equilíbrio emocional e colocar a perseverança como valor fundamental, assim como no golfe.
Para gestores e representantes comerciais de ponta, a ética é um principio inegociável, como no golfe. Os depoimentos foram muitos e incontestáveis. Para esse representativo grupo de executivos ficou provado que a paixão é também mola principal para um bom trabalho. Para destacar-se no jogo e na vida corporativa deve se amar o que se faz. Nada de referencias a guerra, onde vale tudo. A vida corporativa é um jogo serio, com muitas regras de conduta, longe da atividade bélica sem lei. Mais detalhes no portal www.golfenegocios.com.br
A Mosaic prepara os seus executivos para um jogo difícil, competitivo, longo, difícil, sério, ético e responsável. O alto faturamento da empresa não é sorte. Como no golfe, os bons resultados corporativos são conseqüência de uma boa estratégia.
O evento corporativo também possibilitou jogarmos novamente no campo do Paradise Golf Resort, de Mogi das Cruzes. O campo da família Hori está num dos seus melhores momentos históricos, com um esmerado cuidado, extensivo ao hotel. O atendimento aos golfistas a cargo de Alexandre Silva e do profissional Marcos Pedro mostraram também ser impecável.
Foi uma semana em grandes campos. Em São Carlos participamos do I torneio de Duplas do Damha Golf Club, organizado pela GT Eventos. É difícil imaginar um campo com melhores cuidados e uma atenção mais encantadora. Carlão Gonzalez, o presidente do clube, está empenhado para que o Damha seja também centro de excelência na preparação de novos jogadores de golfe.
Apenas a 32 quilômetros do Damha fica o campo da Fazenda São José ou Broa, da família Arruda Botelho. O campo privado está aberto para visitantes. É lúdico ficar na pousada do Broa ou num hotel de São Carlos e jogar nos dois campos próximos. O responsável pelo campo, Renato Santos Chaves, é outro exemplo de atenção calorosa e eficiente. A Greenleaf Gramados plantou o primoroso gramado. Os golfistas têm assim um novo destino turístico de golfe no centro do estado de São Paulo.
No golfe não contabilizamos apenas birdies e pares. Uma liminar aprovada por um juiz de Campo Limpo congelou o direito da atual administração de continuar operando o campo de golfe do condomínio Champs Privé. Os diretores do Champs Privé Golf Club aguardam que nos próximos dias a medida seja revista em definitivo no fórum de Santo Amaro,
Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Autor de Liderança e Golfe. Colunista da Gazeta Mercantil e Golf Digest. piernes@yahoo.com, www.golfenegocios.com.br