Sonhos de uma noite de verão
William Shakespeare foi questionado por escrever apenas obras sobre a realidade humana. Em resposta o genial escritor escreveu uma única e ótima comédia As You Like It (Como vocês Gostam) ou Sonhos de uma Noite de Verão. Assim, inspirados pelo exemplo do Shakespeare, aqui o golfe como deveria ser:
Primeiro ato: A construção do campo olímpico transcorre sem percalços e apontado como modelo de transparência. A meritocracia é o requisito mais importante para progredir no golfe. Dirigentes de associações de classe buscam apenas o desenvolvimento do esporte. Fiscais do meio ambiente descobrem que os campos de golfe são benéficos para o meio ambiente.
Segundo Ato: Deixam de serem mascarados erros ou atuações pífias para uma rápida evolução. O administrador de gestões financeiras desastrosas pede perdão. O profissional que provou ser aético se arrepende e passa a trabalhar com integridade. As promessas de campanha são cumpridas. Conhecimento e conduta são valorizados por patrocinadores.
Último Ato: Mentalidade neofeudal é coisa do passado. Os empreendimentos com golfe e as instituições investem em profissionais de gestão, marketing e comunicação para atrair mais eventos e golfistas. Os municípios constroem campos públicos. Como na Suécia, o golfe se transforma no esporte mais praticado pela juventude. "Está tudo muito bom // está tudo muito bem..." cantam milhares de novos golfistas.
(A cortina se fecha entre aplausos...)
* Guillermo Piernes é palestrante, consultor e escritor. Autor de Liderança e Golfe – O Poder do Jogo na Vida Corporativa. www.guillermopiernes.com.br - piernes@golfempresas.com.br