A melhor vitrine do mundo
O presidente-executivo mundial da Ford anunciou um dos maiores investimentos da história da indústria automotriz no Brasil, porém a grande notícia é que Alan Mulally praticou seu esporte no único campo de golfe de Salvador que luta para sobreviver.
Foi mais uma contundente prova que os campos de golfe são as melhores vitrines do mundo para projetar cidades, hotéis, resorts, condomínios. Mulally acompanhado pelo principal executivo da empresa do Brasil deu tacadas no campo do Itapuã Golf Club que heroicamente luta para recuperar o seu brilho.
Mulally entende bem de carros e de golfe. Não deve ter entendido como o único campo de uma cidade turística de primeira constelação, colado a um hotel cinco estrelas, conta com meios insuficientes para renovar o sistema de irrigação, replantar greens. Responderíamos que nos negócios ligados ao golfe brasileiro temos que fazer investimentos gigantescos como os da Ford no Brasil, porem na cabeça das pessoas.
A administração do campo e a FBG fazem a sua parte porém é preciso apoio maior para um assunto de interesse geral. Se houvesse cultura de negócios de golfe, os proprietários de hotéis, as autoridades turísticas, apoiariam decisivamente o campo de golfe de Salvador. Significa apoiar Bahia, o turismo de negócios do Brasil, dinheiro e emprego. Muitas das maiores personalidades do mundo praticam golfe. Imaginem uma foto de Barack Obama, Bill Gates, Rafael Nadal, Michael Douglas e outros praticantes do esporte que chegam a Bahia jogando em Salvador??? Haveria que construir mais hotéis.
Com o campo em perfeitas condições, estou certo que Mulally sugeriria que a próxima reunião da Ford, que conta com fábrica em Camaçari, fosse realizada no Hotel Deville, colado ao campo de Itapuã. Negócios e tacadas anti-stress no campo. Recomendaria que as revendedoras fizessem eventos de marketing de relacionamento com golfe. Que os seus executivos praticassem para melhorar o foco e a concentração.
Lição número um para uma cultura de negócios do golfe: Um campo de golfe isoladamente significa prejuízo assim como as melhores vitrines do mundo. Lição número dois é uma pergunta: Queremos jogar na primeira divisão mundial ou na segunda?
* Guillermo Piernes é palestrante, escritor e consultor.