A percepção da crise no golfe


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A crise fez que algumas companhias cortassem patrocínios de golfe. Outras investem para projetar imagens de solidez e varias se preparam para captar novos clientes nesse segmento de elite. Algumas empresas esquecem e outras lembram que na China a palavra crise significa oportunidade.

Nos Estados Unidos, a empresa imobiliária americana Ginn Resorts cortou todos seus patrocínios de golfe. O circuito LPGA feminino de profissionais ficou reduzido a 30 torneios neste ano.
A companhia patrocinou o Tour s Ginn Open que distribuía U$ 2,5 milhões em prêmios. O total de prêmios do circuito LPGA diminui este ano em $7,5 milhões em relação a 2008. A jogadora Cristie Kerr também perdeu o patrocínio da empresa.

No Chile, a crise internacional derrubou o Campeonato Aberto do Chile, programado inicialmente para abril. Pela primeira vez em 80 anos, o campeonato chileno foi cancelado por falta de patrocinadores. O Aberto chileno tinha programado pagar prêmios por um total de U$ 230 mil. Era válido pelo Challenge Tour e Tour de las Américas.

No México, a situação financeira também afetou a número um do ranking mundial profissional feminino, a mexicana Lorena Ochoa, que perdeu neste ano dois dos seus 10 patrocinadores. Na India o Máster 2009 foi cancelado devido as dificuldades de patrocínio.

Tiger Woods, considerado o maior de todos os tempos, era o deportista imagem da Buick. A General Motors que luta contra a falência cancelou o patrocínio. A Volvo abandonou o Volvo Masters, um dos maiores e tradicionais torneios mundiais.

Outros grandes grupos no Brasil e nos Estados Unidos aproveitam a oportunidade e ocupam mais espaço, com diferentes passos de marketing, publicidade, eventos. mais informações no portal www.golfempresas.com.br

O fevereiro de golfe brasileiro está sintonizado com a percepção de oportunidades. O Vista Verde celebra dois anos de existência com um Pro Am no domingo 8, com o apoio da Lógica, WTC e Furukawa. No sábado 13 o grupo Bem organiza um torneio beneficente no São Fernando Golfe Clube e nesse mesmo dia no Aruja foi organizado um Pro-Am. O arrecadado no Pro-Am servirá para financiar parte da participação do Fabiano dos Santos, o maior batedor do golfe brasileiro, no circuito profissional de Japão.

* Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil. Colaborador das revistas Golf Digest e Elite. www.gollfnegocios.com, piernes@yahoo.com