Uma aproximação olímpica
O golfe teve uma aproximação olímpica apesar de estar na atualidade fora dos Jogos com atletas olímpicos abrilhantando a Samsung Masters do Champions Golf Tour, o principal circuito profissional do golfe brasileiro.
Atletas olímpicos do Time Medalha Azul Samsung experimentaram tacadas de golfe e acompanharam alguns momentos da disputa do Pro-Am do torneio. A etapa finaliza sábado no Clube de Campo de São Paulo.
“Inovação, superação e performance”, são atributos da marca, resumiu José Roberto Ferraz de Campos, vice-presidente executivo da empresa sobre o incentivo ao esporte de alto desempenho. A etapa do circuito profissional de golfe somou um total de R4100 em prêmios. O Champions Golf Tour reuniu vários dos melhores golfistas profissionais do Brasil e outros países sul-americanos.
“Já chegamos à quarta etapa do Champions Golf Tour e temos a certeza que o circuito contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do esporte no Brasil”, disse o empresário Werner Bretthauer, presidente da empresa Golf4All organizadora do circuito, patrocinado por Mercedes-Benz, Vivo e Samsung.
A quarta etapa do circuito foi pródiga em novidades para o público. A Samsung apresentou entre outros o Home Blue Ray. monitor e filmadora, que captou e exibiu imagens em tempo real. O público interessado em jogos vibrou com o Xbox e vários convidados tiveram telefones disponíveis para a sua interação. O somellier Fabiano Aurélio, da Importadora Grand Cru, orientou a degustação de grandes vinhos e o Chanel Make Up Studio promoveu uma ação de maquiagem para as convidadas. Gatorade e Águas Mercearia São Roque também apoiaram o evento.
O mesmo Clube de Campo será cenário em 29 de outubro do 3º GP Bridgestone Brasil de Golfe, reunindo convidados e pelo menos dois pilotos da F-1. O escocês David Coulthard e o australiano Mark Webber, da Red Bull Racing, já confirmaram presencia, no evento beneficente em prol do GRAACC, que apóia adolescentes e crianças com câncer, informou a organizadora Reunion.
Na Bahia, jovens jogadores da Islândia, Rússia, Turquia, Brasil, Irlanda, Escócia, Inglaterra e Irlanda do Norte participam da final da Nick Faldo Series que se realiza na semana próxima no campo do Costa do Sauípe. É uma iniciativa internacional de destaque para abrir portas aos novos talentos. É o seu primeiro ano no Brasil.
“É um grande incentivo para o desenvolvimento do golfe”, sintetizou Michael Nagy, diretor de Brazil Corporate Brasil, que trouxe o evento ao Brasil. Um total de 88 jogadores pre-juvenis participa da final que será prestigiada pelo próprio Nick Faldo, o premiado jogador inglês. Mais informações no portal www.golfenegocios.com.br
Faldo foi o primeiro europeu em receber o premio ao melhor jogador da América em 1984. O galardão da Associação dos Profissionais de Golfe da América (PGA) foi este ano para o irlandês Padraig Harrington. E Tiger Woods? O maior astro do golfe mundial desconhece quando poderá competir novamente depois da segunda cirurgia no joelho, em julho último. “É a coisa mais frustrante para mim, porque realmente não sei", respondeu ao ser consultado sobre seu retorno aos torneios.
Outro astro do golfe, vencedor de 87 torneios, vive momentos difíceis. O estado do golfista espanhol Severiano Ballesteros teve complicações depois de duas cirurgias, uma para a retirada de um tumor cerebral e outra para baixar a pressão craniana. Antes das cirurgias, o astro europeu da década dos noventa declarou: “fui um dos melhores a superar os obstáculos nos campos de golfe. Agora quero ser o melhor, disputando o jogo mais importante da minha vida”.
* Palestrante, consultor e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e da revista Golf Digest. Autor de Tacadas de Vida e Liderança e Golfe. www.golfenegocios.com.br, piernes@yahoo.com