Gestão empresarial no golfe
A gestão modelada no exemplo empresarial chega ao golfe de São Paulo com o objetivo de melhorar a competitividade e expandir o esporte com bases sólidas além da utilização de ferramentas do marketing para atrair empresas e jogadores.
Manuel Gama, presidente da rede hoteleira Travel Inn, é candidato a titular da Federação Paulista de Golfe no mandato que se abre em 1 de janeiro e seu plano de gestão foi resultado direto da sua longa experiência empresarial. “Devo entregar periódicos relatórios a mais de 400 investidores sobre a marcha da operação. Transparência e resultados são fundamentais”, disse o experiente empresário que até hoje e jogador de competição na principal categoria do golfe amador.
Para resultados esportivos, o plano de gestão busca escolher um centro de alta performance para que os juvenis tenham a oportunidade de adquirir competitividade internacional, com um forte intercambio de instrutores e jogadores dos principais centros mundiais. A lei do incentivo ao esporte e a atração direta de empresas investidoras são as formulas para financiar o salto do Brasil na competitividade internacional.
Gama, vice-presidente da Associação Brasileira da Industria Hoteleira, buscará dar continuidade ao projeto Golfe Nota 10 que está inserindo o golfe nas escolas, assim como realizar um esforço paralelo para atrair mais mulheres ao esporte, além de sincronizar o calendário para os jogadores seniores. O Centro Paulista de Golfe deverá ser reestruturado assim como criada uma cooperativa dos clubes para adquirir e utilizar equipamentos para a manutenção dos campos num nível de competição.
Os clubes receberão prestações de contas aprovadas por auditores, inicialmente trimestrais, para depois serem mensais. O plano também prevê a criação de diretoria profissional, do circuito profissional de São Paulo nos torneios abertos com algumas vagas profissionais, cursos técnicos para profissionais, prevenção de utilização de drogas especialmente por jovens praticantes do golfe, exame de admissão sobre etiqueta e regras para novos afiliados da FPG com provas teóricas e praticas.
Gama foi presidente do Campinas Golf Club. Outros integrantes da chapa são Jorge Saeki, vice-presidente administrativo-jurídico; Hoert Lurt Loeck, vice-presidente técnico, Vlademir da Silva, vice-presidente de marketing e Fernando Barreto, vice-presidente de desenvolvimento. O plano de gestão é detalhado no site www.candidatura2008fpg.com.br
A segunda edição do Brasil Golf Show, na Costa do Sauípe concentra até sábado as atenções na Bahia das diferentes áreas do golfe brasileiro. Foram 16 palestrantes no Fórum e mais de 30 expositores na EXPO. A GT Golfe, organizadora do evento, reuniu mais de 300 profissionais, contratantes de serviços e investidores, presidentes e superintendentes de campos de golfe.
Entre os vários destaques, foram apresentados novos tacos como Exotics e Geomax da Tour Edge, híbridos da Hippo da loja São Bento, técnicas para manutenção de greens por parte do reconhecido agrônomo Daniel Tapia. O agrônomo além de ser o consultor técnico dos campos de golfe dos clubes São Paulo e São Fernando é responsável dos gramados da Granja Comary, onde treina a seleção brasileira de futebol, e os estádios Morumbi e Mineirão. Maiores informações no portal www.golfenegocios.com.br “É uma excelente oportunidade para identificação de parceiros e fornecedores e para o desenvolvimento de uma ampla rede de contatos”, definiu Fabio Mazza, diretor da empresa organizadora.
* Guillermo Piernes é palestrante, consultor e escritor. Autor de Liderança e Golfe. É colunista da Gazeta Mercantil e da revista Golf Digest. www.golfenegocios.com.br piernes@yahoo.com