Os valores maiores do golfe


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O maior confronto de golfe profissional do ano, a Ryder Cup, não tem um centavo de prêmio em dinheiro para os maiores profissionais dos Estados Unidos e Europa, porque são outros valores em jogo. A média de prêmios nos principais torneios do principal circuito mundial profissional de golfe foi de U$7 milhões.

Os principais jogadores dos Estados Unidos e Europa disputam a taça bi-anual a partir de sexta-feira até domingo no campo de Valhalla, em Kentucky, quando os profissionais americanos buscam recuperar a hegemonia depois das três últimas edições com vitórias européias.

O capitão da equipe da Europa, Nick Faldo lembrou que “não tem prêmio em dinheiro esta semana. É uma honra extrema participar da Copa”. Europa tenta o quarto título consecutivo. De 1983 a 2006, Europa venceu sete vezes contra quatro dos Estados Unidos. A melhor dupla da História da Ryder Cup foi formada pelos espanhóis Severiano Ballesteros e José Maria Olazabal, com 15 jogos, 11 vitórias, dois empates e duas derrotas.

“É uma honra e um privilégio ser capitão na Ryder Cup. São os melhores jogadores do planeta”, disse Paul Azinger, capitão da equipe dos Estados Unidos ao anunciar a dúzia de profissionais da equipe americana. Mais informações sobre a Ryder Cup no portal www.golfenegocios.com.br

A afirmação sobre os melhores do planeta de Azinger encontra contestação porque o vencedor da FedEx Cup, que significou um cheque de U$10 milhões foi um representante das ilhas Fiiji, Vijay Singh e o segundo colocado foi o colombiano Camilo Villegas. Sempre é válido lembrar que o americano Tiger Woods está lesionado e sem jogar a vários meses.

Se a honra é a motivação na Ryder Cup, no Brasil, a solidariedade é o motor de outros eventos. O Grupo Primavera realiza, em Campinas, no sábado 20, torneio de golfe que reunirá empresas na disputa pela Taça Responsabilidade Social. O objetivo do 6º Festival Primavera de Golfe é estimular a solidariedade e reunir grandes empresas em prol de uma causa especial, nesta edição meio ambiente, sustentabilidade e energia reciclável.

“Incorporamos ao festival o tema da energia reciclável, com o objetivo de suscitar discussões e incentivar ações entre os empresários como o plantio de árvores”, explicou John Sieh, diretor do Grupo Primavera. Os recursos arrecadados com o evento em seus programas de capacitação profissional na periferia de Campinas. Atualmente, o Grupo Primavera atende 400 adolescentes entre 11 e 17 anos.

Entre as empresas patrocinadoras do 6º Festival Primavera de Golfe, estão: Instituto Bosch, Honda, 3M, Merial, Adere, Graber, Invista, Escola Americana de Campinas, PricewaterhouseCoopers, Fort Dodge, Green, Tapecol, Buckman Laboratórios, Bic, Mabe, Fedex, Galleria Shopping.

Uma instituição beneficente receberá um valioso prêmio dos participantes do recente BMW International Golf Classic. O golfista amador Massafumi Wakabayashi realizou um hole-in-one no buraco quatro do Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. No buraco tinha um prêmio de um carro da montadora alemã para quem anotasse um hole-in-one. Dentro das normas do golfe o autor do hole-in-one não poderia receber um prêmio maior aos U$700 e o carro deveria ser sorteado entre todos os participantes.

Massafumi solicitou que em vez de sorteado o carro fosse doado a uma instituição beneficente, iniciativa aprovada por aclamação pelos 176 participantes, entre eles o presidente do Itanhangá Mauricio Memória. A instituição receberá a doação nas próximas semanas. Massafumi foi longamente aplaudido pelo gesto. O modelo do BMW entregue como prêmio é de um valor aproximado aos R$145 mil. “Ficamos muito satisfeitos”, resumiu Henning Dornbusch, diretor presidente da BMW na magnífica festa no Rio de Janeiro.

Festa do interior em São Carlos. A grife de roupas e acessórios esportivos Oakley anunciou o apoio aos juvenis Fábio Salinas, Gustavo Salinas e Felipe Gonzalez, do Damha Golf Club, integrantes da Escola de Golfe Infanto-Juvenil Anwar Damha. "A evolução dos três e a estrutura da escola chamou a atenção da nossa marca", disse Pedro Gatti, representante do segmento de golfe da Oakley Brasil. "Esse acontecimento trará um prestígio muito grande ao nosso clube e certamente servirá de incentivo aos outros alunos de nossa escola", disse Carlos Gonzalez, presidente do Damha Golf Club.

* Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e Golf Digest Autor de Liderança e Golfe. piernes@golfenegocios.com