Ampliação dos horizontes


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O Champions Golf Tour, o principal circuito profissional brasileiro, poderá atravessar as fronteiras em 2009 com alianças com empresários de golfe da Argentina.

Em Buenos Aires, colegas do premiado veterano jogador argentino Vicente Fernandez, confirmaram contatos com a empresa brasileira Golf4All, que preside Werner Bretthauer, para expandir o circuito em 2009 na Argentina e outros países sul-americanos.

O circuito nasceu neste ano no Brasil com a união de forças da Mercedes-Benz, Vivo e Samsung. Na terceira etapa do CGT2008, o gaúcho Rafael Barcellos venceu a etapa Vivo no Clube de Campo de São Paulo e recebeu o cheque de R$25 mil de mãos de Roberto Lima, presidente da Vivo. O vice-campeão foi outro profissional do Rio Grande do Sul, Vinicius Muller. Terceiro foi Erik Andersson do Rio de Janeiro.

Com o previsível fortalecimento do circuito e o aumento dos prêmios e exposição, jogadores classificados entre os primeiros 50 do ranking sul-americano poderão entrar em algumas etapas do circuito no ano próximo. Depois dos resultados das três etapas do circuito ficou destacado o grupo de golfistas de elite do CGT2008: os brasileiros Rafael Barcellos, Vinicius Muller, Ronaldo Francisco, Fabiano dos Santos, Erik Andersson e o colombiano Eduardo Herrera. O ranking sul-americano e mundial é publicado no portal www.golfenegocios.com.br


A Vivo mantêm um forte apoio ao golfe, sem descuidar outros esportes ao ar livre. Felipe Baraona, o diretor de marketing de promoção da operadora, disse a esta coluna que dentro dessa tônica a Vivo patrocinara no mês próximo o mundial masculino de voleibol de praia, no Brasil.

O São Fernando Golf Club recebeu no último final de semana a segunda etapa brasileira da BMW Golf Cup International 2008, considerado o maior circuito de golfe amador do mundo, com disputa em 42 países por quase 120 mil golfistas. Os campeões do São Fernando, Sean Hutchinson, Danilo Ghezzi e Chiyoko Nagase, juntam-se então aos campeões da primeira etapa, disputada em Ribeirão Preto, como finalistas brasileiros. Outros três finalistas brasileiros sairão do torneio no Terravista Golf Club, em Trancoso, Bahia. Os finalistas representarão o país na final mundial do circuito, em novembro em Buenos Aires.

A Quinta da Baroneza será o cenário na Sexta-feira da etapa Duke Energy do CEG. Sol Meliá e Damha, entre outras equipes, prometem muita energia na amistosa disputa do circuito amador. Nessa sexta-feira se inicia também no campo de Costa do Sauípe o Aberto da Federação Baiana, válido para os rankings nacionais amadores masculino e feminino

* Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e revistas Golf Digest e Elite Magazine. Autor de Liderança e Golfe. piernes@golfenegocios.com.br . www.golfenegocios.com.br