Os novos caminhos


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Os circuitos de torneios profissionais possibilitam o crescimento da modalidade em todo o mundo e finalmente a fórmula ficou consolidada no Brasil para potencializar iniciativas de marketing no golfe e melhorar a competitividade dos jogadores.

O principal circuito brasileiro de golfe o Champions Golf Tour 2008 já teve duas etapas, com a Mercedes-Benz como patrocinadora máster. A terceira etapa da Vivo, está prevista de 26 a 30 de agosto, no Clube de Campo de São Paulo, e mais duas até final do ano, uma da Vivo e outra da Samsung. “É apenas o início de um caminho”, disse Werner Bretthauer, presidente da Golf4All.

Ao invés de realizar torneios individuais as empresas as mesmas participam de um grande circuito, com todas as marcas rodando o ano inteiro em placas, camisas, bonés e principalmente, mídia. Mais informações no portal www.golfenegocios.com.br

A formula deu certo, inclusive na parte da competitividade dos profissionais brasileiros. Na segunda etapa disputada no São Fernando Golf Club, o gaúcho Rafael Barcellos venceu num buraco extra de desempate ao colombiano Eduardo Herrera, ganhador da primeira etapa do CGT 2008, no clube Itanhangá. A etapa distribuiu R$ 100 mil em prêmios, com uma bolsa de R$ 25 mil para o vencedor.

Na cerimônia de premiação que marcou a sua despedida do Brasil, o vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz, Jens Insrang, disse que outras grandes empresas deveriam apoiar o circuito para que o golfe brasileiro decolasse.

Durante os quatro dias da segunda etapa do CGT 2008 a empresa de segurança eletrônica Securus Brasil fez a monitoração eletrônica de vários buracos a as suas câmaras gravaram o único eagle do torneio, realizado durante o Pro Am, no buraco dezoito, pelo profissional Miguel Cavalieri.

A solidariedade sem fronteiras marca o encontro na Sexta-feira 22 na Quinta da Baroneza pelo torneio beneficente em prol da centenária creche Baroneza de Limeira. O evento, organizado pela Golf4All conta com a TIM como patrocinador premiun, e com Klabin, Skiilife, Alpex, MBS, Banco Real Private Banking, Harley Davidson, MEC, Instituto Ultra, Hotel Transamérica Comandatuba, Shopping Higienópolis e Webco Seguros entre as empresas que apóiam a iniciativa. A creche, presidida por Luis Giorgi, atende hoje mais de 400 crianças.

* Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e revista Golf Digest Autor de Liderança e Golfe. piernes@yahoo.com

O Tour de las Américas anunciou uma parceria com o Canadian Tour. Os circuitos complementarão os seus calendários e reconhecerão direitos aos seus jogadores em forma recíproca, entre outras medidas que beneficiarão aos jogadores profissionais latino-americanos e canadenses. O melhor jogador do Tour de las Américas terá o direito de disputar o circuito canadense 2009 e os quatro classificados nos primeiros lugares do ranking do TLA poderão participar em três torneios consecutivos do Tour de Canadá.

Outra novidade foi trazida pela pesquisa da Golf Digest. Os grandes astros do tênis mundial das ultimas décadas jogam atualmente golfe num nível igual o próximo ao dos profissionais. O americano Pete Sampras, vencedor de 14 títulos de Grand Slam de tênis, tem handicap zero ou seja o seu nível técnico no golfe se equipara ao de um profissional. O americano Michel Chang, ganhador do Aberto Francês de 1989, registra um handicap 1 assim como o australiano Stan Smith, ex numero um do mundo. O tcheco Ivan Lendl, joga handicap 4 e o alemão Boris Becker 7. Ou seja, esses quatro astros mundiais do tênis são hoje jogadores scratch no golfe, um nível ao que chega apenas dois por cento do total dos jogadores do mundo. Décadas atrás, para distinguir esses bons jogadores, somente eles podiam usar sapatos brancos de golfe.