Honda Open – Aberto do Damha: Andrey, nº 1 do Brasil, mantém a liderança, com 20 buracos a jogar

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Andrey Borges, do Clube de Golfe de Brasília, manteve a liderança isolada da principal categoria do 15º Honda Open – Aberto do Damha Golf Club – 2023, que teve a segunda de suas três rodadas jogada neste sábado, 23 de setembro, em São Carlos (SP). A competição que vale para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o ranking nacional reúne ainda homens e mulheres de handicaps mais altos, que competem por pontos para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Apesar de uma interrupção de segurança por 40 minutos, à tarde, por causa de uma tempestade com raios que passou próxima ao clube, apenas o grupo dos líderes não terminou a rodada de sábado, e voltará ao campo na manhã desse domingo para jogar os dois buracos restantes, antes de começarem a sua rodada final. Após os primeiros 36 buracos houve cortes em todas as categorias e apenas os melhores golfistas voltarão para disputar os prêmios.

Liderança – Andrey, que começou o dia com quatro abaixo do par e vencendo por duas tacadas, chegou a ceder o empate para Negrini antes de se recuperar no final. Ele fez três birdies, todos em buracos de par 5, para jogar uma abaixo até o 16, quando o jogo foi suspenso ao escurecer, e liderar com cinco abaixo no total. Marcos Negrini, número 3 do Brasil, que joga em casa, manteve a pressão o tempo todo e chegou a dividir a liderança, antes de parar o jogo no 16 com duas abaixo no dia e quatro abaixo no total.

Mais uma vez a boa surpresa da rodada foi Igor Cruz, do Damha, que voltou a jogar após quatro anos parado. Ele começou o dia em segundo, com três abaixo, devolveu duas tacadas nos primeiros nove buracos, mas se recuperou com dois birdies na segunda metade do campo para interromper o jogo no 16, no par do campo, em terceiro, com três abaixo, uma atrás de Negrini e duas atrás de Andrey.

A melhor volta do dia entre os que terminaram a rodada foi de Rafael Bernardi, de Ponta Grossa, que jogou três abaixo para ser o líder na sede com 144 (75-69) tacadas, o par do campo. Jocimario Souza, do Santa Mônica, que chegou a estar empatado em terceiro durante a rodada, não jogou bem no final e terminou em quinto, com 147 (73-74), cinco atrás de Andrey. Jair Benke Junior, do Pine Hill, vem em sexto, com 149 (75-74).

Destaques – Na classificação por handicaps índex de 8,6 a 14, Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, do Sapezal, manteve a liderança isolada com 146 (71-75) tacadas, seguido pelos locais Almir Oliveira, com 148 (73-73), e Emiliano Azevedo, com 151 (74-77). Correndo por fora por um lugar ao pódio estão Otavio Mizikami, Clube de Golfe de Campinas, vice-presidente Industrial e Compras da Honda e presidente da Honda Energy, com 152 (80-72). Ele divide a posição com dois jogadores do Damha: Paulo Kimura (75-77) e Guilherme Moralles (75-77).

Na 14,1 a 19,4, Delpho Pelosini, do Guarujá, foi outro a manter a liderança isolada, com 141 (66-75) tacadas, três abaixo, seguido ainda por Tabajara Zuniga, do Santos São Vicente, com 144 (69-75). Em terceiro, com 150, estão Henrique Barcellos Oliveira, do Vila da Mata (75-75) e Rodrigo Ribeiro, do Clube de Golfe de Brasília (77-73). A seguir, com 153, estão Jair Carmona, do Vila da Mata (73-80); Luiz Sardinha, da Fazenda São João da Boa Vista (80-73); e Gabriel Tizziotti, do Damha (73-80).

E na 10,5 a 25,7, Alexandre Oliveira Silva, do Clube de Golfe de Brasília, lidera com 140 (68-72), seguid por dois jogadores com 146: Jaap Stelia Thoen, do Aquiraz Riviera, do Ceará (75-71), e Ivo Avila, do Clube de Golfe de Brasília (78-68). Mauro Avila, de Goiânia, vem a seguir, com 149 (74-75), seguido por Constantino Ajimasto Junior. O Grego (71-79), do Damha, presidente da ABGS (Associação Brasileira de Golfe Sênior).

No feminino, Andrea Adati, do São Francisco, lidera com 159 (76-83), segunda por Paula Oishi Cruz, do Vila da Mata, com 164 (82-82), e por Ioma de Carvalho, do Gavea Golf, com 167 (81-86). A seguir estão Ana Mantovanini, do São Paulo Golf Club, com 170 (88-82), e Patricia Vieira de Araujo, do Clube de Campo de São Paulo, com 171 (88-83).

Social – Apesar do calor que passou dos 35º C, a sistema de hidratação, com água sendo oferecida em todo o campo, fez com que todos enfrentassem o calor acima do normal do primeiro dia da primavera. O clube esteve lotado o dia todo com jogadores e convidados desfrutando no sistema de alimentação contínuo, a partir das 6 horas, até tarde da noite, Open Bar com bebidas para todos os gostos e os shows ao vivo.

O show da hora do almoço foi de Nara Dom, com soul e samba moderno, com influências no R&B (Rhythm and Blues). À noite, após o sorteio de dezenas de brindes, foi a vez da Banda Senza Fine. importante grupo de flashback da região de São Carlos que incluiu as músicas mais ouvidas nos streamings.

Patrocinadores – O 15º Honda Open –Aberto do Damha Golf Club – 2023 tem Naming Rights de Honda e patrocínios de Innova Petroquímica e Nilo & Almeida Advogados Associados; além de DS Joalheria e DMC, Grupo Muzika, Radio Club, Saran Consulting, Sumaré Leilões, Maria Aires, Óticas Carol e Mormai.

Patrocinam ainda o evento Inove Transformadores, Águas da Prata, MUUV, Letti, Teedwork e Global Export e Parceiros. São Carlos Marklin Suítes e Nacional Inn são os hotéis oficiais. A organização é do Damha Golf Club, com supervisão do WAGR (Ranking Mundial Amador de Golfe), Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Resultado

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe