Santander AAdvantage – Aberto do São Fernando, reúne elite do golfe em torneio do ranking mundial

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

Quatro dos cinco brasileiros mais bem colocados do Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e quatro estrangeiros, dois da Argentina e dois do Chile, são os destaques do Santander AAdvantage – 53º Aberto do São Fernando Golf Club – 2023, que será jogado de amanhã, sexta-feira, 25 de agosto, a domingo, 27, valendo para o ranking do WAGR, e para o rankings nacional e da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), todos na categoria masculina. Um dos destaques deste ano é o Porsche Taykan oferecido como prêmio para hole-in-one no buraco 8, patrocinado por Stuttgart e BBS – Beyond Special Security.

O torneio limitado a jogadores com handicaps índex até 14 será jogado em um dos melhores, mais difíceis e desafiadores campos de golfe do Brasil, em Cotia, a menos de uma hora da capital paulista. Ao todo, serão 55 jogadores scratch em campo, praticamente metade dos inscritos, sendo que dez deles têm handicaps índex positivos e vinte jogam com índex inferiores a 3. O São Fernando terá 16 scratches em campo, mesclando jogadores que ajudaram a fazer a história do golfe brasileiro e destaques das novas gerações, que fazem o clube ser hoje um dos mais importantes centros nacionais para as categorias de base do esporte.

Brasileiros – Entre os brasileiros, os destaques são o gaúcho Andrey Borges, que compete por Brasília e é o mais bem ranqueado do WAGR em campo, na 193ª colocação. Atual campeão brasileiro, ele venceu ainda outros dois torneios do WAGR este ano, em Brasília e no Gávea, e vem de um segundo lugar, no domingo anterior, no Aberto do RJ. O segundo melhor brasileiro do ranking mundial, na 272 colocação, também é gaúcho: Matheus Balestrin, do Porto Alegre Country Club, que vem de três vitórias em torneios do WAGR este ano, os abertos Sul-Brasileiro, do PL, e do Paraná.

Outros dois favoritos ao título são paulistas, a começar por Marcos Negrini, do Damha, terceiro melhor brasileiro do WAGR, na 334ª colocação, que vem de um título no Aberto do RJ, no último domingo, quando superou Andrey por quatro tacadas, no Golfe Clube Aretê Búzios. Negrini venceu ainda outros três torneios do WAGR em 2023, sendo duas etapas do Gorila Tour, no Clube de Campo e no Damha, além de um título no Aberto Bandeirantes. O outro é Thomas Choi, que joga nos Estados Unidos e é o quinto melhor brasileiro do WAGR, na 511ª posição. Ele venceu um torneio do WAGR este ano, no Gorila do Fazenda da Grama, e tem dois vices, um deles no NEC Men’s Championship, a final de sua Conferência da NCAA, nos EUA.

Estrangeiros – Entre os estrangeiros, destaque para o argentino Juan Ignacio de Giacomi, 710 do mundo, que vem de um título no circuito argentino. O outro argentino é Ramiro Garcia Veiga, 1434 do ranking mundial. Pelo Chile, o mais bem ranqueado é Santiago Schele, 1356, que vem de um quinto lugar no Juvenil Internacional do Chile, na última semana. O outro chileno é Raul Roman Sepúlveda, 1760 do ranking mundial.

Entre os jogadores do São Fernando, os de menor handicap índex em campo são Leonardo Dale (+1,8), Matheus Martinelli (0,6), Alessandro Fabietti (1,0) e Alex Yugo Hirai (1,7). Alex venceu o Aberto do São Fernando em 2012. Os outros ganhadores do torneio em campo são Thomas Choi, campeão em 2014, quando tinha apenas 12 anos; Roberto Gomez, o maior ganhador do Aberto do São Fernando, com oito títulos, o último deles conquistado em 2010; e Alessandro Fabietti.

Coaching – Outro dos pontos altos do evento serão as palestras que Isabele Lodygensky, campeã brasileira em 1993 – ano em que conquistou também o Brasileiro Juvenil – e 1995, que fez carreira no clube e hoje mora nos EUA, fará sexta-feira e sábado, às 13 horas e às 17 horas, para jogadores e convidados com o tema “Agilidade Emocional e Mental”. Isabele é coach, treinadora e educadora de desempenho e crescimento pessoal, profissional e atlético através de estudos, técnicas e ensinamentos de neurociência e mindfulness. Ela é fundadora do Perform Better, patrocinador do torneio, e da Mindful School of Nashville.

O Santander AAdvantage – 53º Aberto do São Fernando Golf Club – 2023 tem patrocínio de Santander, AAdvantage, Cyrela, Stuttgart Porsche, BBS – Beyond Special Security, Perform Better e RQ Fisioterapia, de Rossana Quessa que dará orientações de Fisioterapia nos três dias do evento.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe