Rafa Becker consegue vaga no KC Classic, torneio do Web.com Tour desta semana

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

A volta de 62 tacadas, 10 abaixo do par, conseguida com um eagle e oito birdies nos últimos 10 buracos da volta final da Q-School de 2018, não bastaram para colocar o brasileiro Rafa Becker entre os 25 primeiros que ganharam cartão para o Web.com Tour, mas as 41 posições que subiu para terminar a seletiva em 67º lugar, finalmente começam a render frutos. Com ela, Becker conseguiu um cartão parcial para o circuito de acesso ao PGA Tour, e uma das últimas vagas para o KC Golf Classic, torneio do Web.com Tour que vai ser jogado de quinta a domingo no Blue Hills Country Club, em Kansas City, no Missouri, com bolsa de US$ 675 mil, sendo US$ 121,5 mil para o campeão.

Becker entrou no torneio como sétimo na prioridade de inscrição pela categoria 23, que reúne todos os que chegaram à final da Q-School e não estão categorias superiores – caso dele -, mais os que terminaram do 76º ao 100º lugar no ranking do Web.com Tour de 2018 (e perderam o cartão), mais os que terminaram do segundo ao quinto lugar nos rankings de 2018 dos circuitos satélites do Web.com Tour, os PGA Tour Latinoamérica, da China e do Canadá.

Oportunidade – Para Becker, que sonha em se classificar para os Jogos de Tóquio 2020, jogar no Web.com Tour é uma oportunidade imensa, uma vez que o circuito dá três vezes mais pontos para o ranking mundial do que o PGA Tour LA, onde joga atualmente. Além disso, se terminar entre os 25 primeiros do KC Classic, Becker ganha o direito de jogar o torneio seguinte, e assim por diante. Agora, só depende dele.

Este será o quinto torneio que Becker joga no Web.com Tour. Os quatro anteriores foram a etapa do circuito jogada no Brasil de 2013 a 2016. Desses passou o corte em dois. No primeiro, em 2013, fez seu melhor resultado ao somar 276 (70-70-70-66), oito abaixo, e terminar em 26º lugar. Becker não passou o corte nos dois torneios seguintes, mas voltou a jogar as finais em 2016, quando somou 277 (65-70-74-68), sete abaixo, e terminou em 57º.

Ranking mundial e olímpico – Para pontuar no ranking mundial e olímpico em torneios do Web.com Tour é preciso terminar entre os 18 primeiros colocados e empatados, sendo que o campeão leva 14 pontos e o último 1,2 ponto. É a mesma pontuação básica do Tour Asiático. No PGA Tour LA, para comparação, pontuam os seis primeiros e empatados, sendo que o campeão leva seis pontos e o último 1,2.

Como esta será a primeira vez que o KC Golf Classic vai ser jogada no Blue Hills CC – as anteriores foram no Nicklaus GC de LionsGate, em Overland Park, Kansas – Becker estará em igualdade de condições com os demais participantes no que se refere ao conhecimento do campo. Além disso, o brasileiro passou o corte nos quatro torneios do PGA Tour LA que jogou em 2019 e pontuou em dois deles para o ranking mundial, com um sexto lugar no Panamá e uma quarta colocação no Molino Cañuelas, na Argentina. Com isso, passou do 1169º lugar do ranking no final de 2018 para 890º esta semana.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe