Torneio de homenagem à imigração japonesa registra recorde

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Recorde absoluto de participação na disputa do Torneio de Golfe Centenário da Imigração Japonesa, 105 golfistas. O evento disputado neste sábado (21) das 6h30 até as 17 horas, no Clube Capixaba de Golf (Serra), homenageia o centenário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

No decorrer da competição, um gesto para simbolizar o agradecimento do povo capixaba à comunidade japonesa: Foram plantadas mudas de árvores Sakura, a Cerejeira Japonesa, um dos principais símbolos da cultura nipônica, representa o amor e a celebração da vida.

A cada primavera, quando as flores rosas da Sakura desabrocham, a população japonesa comemora o nascimento de mais um período de fertilidade e prosperidade. É comum que grupos peregrinem pelo Japão durante este evento, para apreciar a beleza que se forma e fazer pedidos de sucesso ao novo período.

Estas árvores serão cultivadas para simbolizar o elo que une Brasil e Japão nestes 100 anos decorridos desde a primeira imigração. O Clube Capixaba de Golf é fortemente ligado à comunidade nipônica, sendo fundado por japoneses em 1979 como um espaço de recreação e lazer.

Campeões do Torneio de Golfe Centenário da Imigração Japonesa

O Torneio de Golfe Centenário da Imigração Japonesa registrou recorde de participação. 105 atletas disputaram os 18 buracos do campo do Clube Capixaba de Golf, entre eles homens, mulheres, crianças, brasileiros e europeus, com uma forte presença da comunidade japonesa.

Num total de 76 tacadas, num campo de par 72, o atleta Eduardo Dessandes sagrou-se campeão geral do Torneio de Golfe Centenário da Imigração Japonesa. O golfista, que competiu no turno da tarde, venceu João Carlos Cutini por uma tacada, num total de 76 disparos e conquistou o Best Gross.

Nas categorias Net, em que o Handicap é utilizado para se determinar os vencedores, Márcio Bragato obteve a primeira colocação no hcp 0-18, seguido por Rodrigo Souto e Akira Kawase. Já no hcp 19-36, vitória para Angel Álen, que também obteve o melhor Net geral, com 14 tacadas abaixo do par do campo (72). Na segunda colocação Gabriela Madeira, e em terceiro Salvador Fernandes.

De acordo com o Diretor da Associação Nikkei de Vitória, Hachiro Ouchi, é uma honra para a comunidade japonesa e motivo de festa o reconhecimento da cultura nipônica. "Hoje é um dia especial em que o Brasil e o Japão comemoram 100 anos de união e fraternidade", afirma Ouchi.

Para o golfista Shigeru Yoneyama, que participa dos quadros do Clube Capixaba de Golf desde a sua fundação em 1979, quando ainda era chamado de Clube Nipo Capixaba, a cultura brasileira e japonesa se complementam. "O Espírito Santo tem uma cultura muito rica. A cultura japonesa se mistura a essa miscigenação, se ocidentalizando, mas sem perder suas raízes", afirma o atleta.

Ainda no sábado, a partir das 19 horas, acontece na Associação Nikkei de Vitória, em Mata da Praia, uma homenagem aos sócios japoneses do Clube Capixaba de Golf e a premiação dos vencedores do Torneio Centenário da Imigração Japonesa.

Clube Capixaba de Golf

O Clube Capixaba de Golf fica na Rua Projetada, s/n, no Bairro Cascata, no município da Serra/ES, ao lado do Monte Mestre Álvaro.

Funciona de terça-feira a domingo, de 6 horas até 17 horas. O telefone de contato é (27) 3251-1292. O site é www.golfes.com.br

Lide Multimidia
redacao7@lidemultimidia.com.br

Fonte: Federação Paranaense de Golfe