notícias

Brasil disputa Jogos Sul-Americanos da Juventude

03/10/2017

Os atuais campeões brasileiros juvenis, Lucas Park (SP) e Laura Caetano (DF), iniciam nesta quarta-feira a disputa do golfe nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que acontecem em Santiago, no Chile. O evento é organizado pela Organización Deportiva Suramericana (ODESUR).

Um dos maiores eventos esportivos do continente, os Jogos reunem mais de 1.500 atletas de  14 países da América do Sul, América Central e Caribe, que disputarão 24 modalidades de 20 esportes diferentes. Estarão em jogo medalhas de ouro, prata e bronze – da mesma forma como nos Jogos Olímpicos.

O Time Brasil é representado por 149 atletas em todas as 21 modalidades em disputa. O torneio é uma prévia dos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontece em 2018 em Buenos Aires, na Argentina. O Comitê Olímpico do Brasil, que está em sua primeira missão desde o Rio 2016, enxerga os Jogos Sul-Americanos da Juventude como uma importante estratégia para o planejamento esportivo.

“Nós valorizamos demais essa competição. Nessa faixa etária, o atleta começa a decidir se realmente quer seguir e acreditar que pode chegar no alto rendimento. Por isso, o COB dará toda a estrutura e os melhores serviços para que eles possam ter excelente desempenho nos jogos e, principalmente, aproveitarem essa experiência da melhor forma possível. Acreditamos que, assim, essa faixa etária possa chegar a Paris 2024 melhor preparada. Queremos também que vários destes 149 atletas estejam ano que vem nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires. Esse é o objetivo a curto prazo”, destacou Sebástian Pereira, chefe da missão brasileira em Santiago e gerente de identificação e Desenvolvimento de Talentos do COB.

Em sua estreia na competição, o golfe será disputado na modalidade stroke play em 54 buracos, no individual masculino e feminino e em duplas mistas, com escore agregado. A sede será o Club Las Brisas de Chicureo, de 4 a 6 de outubro. Nesta terça-feira, o campo estava aberto para treino dos atletas.

Park, Laura e o técnico nacional da CBG, Luiz Miyamura, que também integra a delegação brasileira, participaram na última sexta-feira da cerimônia de abertura dos Jogos no Estádio Nacional.

Esta será a segunda edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude. A primeira edição aconteceu em 2013 em Lima, no Peru, mas não contou com a participação do golfe.

MAIS INFORMAÇÕES

 

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe