Conheça o Jogo

Glossário do Golfe

Este glossário tem a finalidade de ajudar aos iniciante e curiosos a entender um pouco dos termos do golfe, como também ajudar aos que não sabem falar inglês, a usar as palavras na língua nativa do Golfe. As palavras que estão entre parênteses após a palavra em inglês, estão abrasileiradas para facilitar a pronuncia.

  • Albatroz – acertar o buraco com três tacadas abaixo do par estabelecido.
  • Air shot (éer shot) – errar completamente a bola ao fazer o swing.
  • Approach (aprôutche) – tacada que leva ao green.
  • Birdie (bêrdii) –acertar o buraco com uma tacada abaixo do par.
  • Bogey (buuguii)– acertar o buraco com uma tacada acima do par.
  • Bunker (Banquerr) - bancos de areia que servem como obstáculo.
  • Caddie (quedii) – carregador de tacos.
  • Chip shot (shipi shoti) – tacada curta, perto do green.
  • Drive (draive) - primeira tacada a partir do tee.
  • Driver (draiver) – nome do taco usado para tacadas de longas distâncias, usadas para a saída.
  • Divot – pedaço de grama arrancada com a cabeça do taco ao bater na bola.
  • Eagle (igôôu) – acertar o buraco com duas tacadas abaixo do par.
  • Fairway (fer uêi)– região no centro do campo, entre o tee e o green.
  • Green (griim) – área onde fica o buraco, onde a grama é fina, compacta e aparada rente ao solo.
  • Hazzard (razzar) – obstáculo (de água ou areia).
  • HCP(handicap) (randicapi) – tipo de pontuação que mede o aproveitamento de cada golfista, sendo subtraído do total de tacadas. É usado para igualar dois jogadores de níveis diferentes.
  • Hole (rôl_i) – buraco sinalizado por uma bandeira colorida.
  • Hole-in-one (rôl_i in uon) – acertar o buraco com uma única tacada.
  • Iron (airon) – taco de ferro, usado para jogadas curtas.
  • Match Play (metchi plêi) – modalidade em que a equipe vencedora é a que acerta o maior número de buracos.
  • Out of Bounds (Aut óff Baunds) – terreno considerado fora de campo. O jogador é obrigado a repetir a tacada, do local onde bateu, perdendo o stroke.
  • Par – referência da média de tacadas para embocar a bola. Cada buraco tem seu par e cada campo tem um par total.
  • Putt (Patt) – tacada no green para atingir o buraco. O taco para esse tipo de jogada chama-se putter.
  • Putter (pater)– taco específico usado para no putting green, ou seja, para colocar a bola no buraco.
  • Rough (raf) – local de grama mais alta e difícil de jogar, geralmente perto de árvores e arbustos.
  • Scratch (iscretchi) – partida onde não há desconto de handicap.
  • Stance (Isténce) – posição do jogador na hora da tacada.
  • Stroke Play (istrôque plei) – modalidade em que vence o jogador que cumprir os 18 buracos com menor número de tacadas.
  • Swing (suíngui) – balanço do corpo para dar a tacada.
  • Tee (tii) – local onde é dada a primeira tacada em cada buraco. Também é o nome do pino de plástico que sustenta a bola na primeira tacada.
  • Wood (Úud) – taco de madeira, usado para jogadas de longa distância.
  • Yards (Iards) – jardas. No golfe, as distâncias são medidas em jardas.
    Cada jarda equivale a 91,4 centímetros

Entendendo o Golfe

A Palavra golfe provém do inglês golf que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco. A origem desse esporte tem várias versões. Uma das mais prováveis é que os escoceses o tenham criado por volta de 1.400. Já em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei James II, proibia a prática do golfe, por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país, devido à dedicação e ao tempo que o esporte exigia.

Outras origens são conhecidas, desde o jogo romano chamado paganica, praticado nos séculos XVII e XVIII, em que se utilizava uma bola de couro e uma vara curva. Há ainda os que acreditam que o golfe saiu do jeu de mail, antigo jogo francês que se assemelha ao golfe, mas é praticado em espaços fechados. As regras do golfe, tal qual são conhecidas hoje, foram definidas no século XVIII, no ano de 1744, na cidade de Edimburgo, na Escócia. Objetivo - consiste em sair de um local determinado, em campo aberto, e embocar a bola no menor número de tacadas possíveis, em buracos estrategicamente colocados em distâncias variadas.O jogo normalmente é disputado em percurso de 18 buracos, e, numa competição, quem totalizar o menor número de tacadas ao término dos 18 buracos é o campeão.

Equipamento - para se jogar golfe é necessário possuir uma taqueira (sacola com conjunto de 14 tacos), bolas e sapatos com solado de travas, para dar firmeza no posicionamento e golpes do jogador. Opcionalmente, pode ser utilizada uma luva para evitar que o taco escorregue nas mãos. As roupas devem ser confortáveis para propiciar liberdade de movimentos.

Modernamente, os tacos são feitos de materiais leves como o carbono, mas mantêm a definição de tacos de madeira (wood) e tacos de ferro (iron), materiais que remontam à origem do esporte. Os tacos wood são utilizados para tacadas de longa distância e menor precisão, enquanto os tacos iron são apropiados para jogadas de aproximação e maior precisão. Há ainda os tacos especiais, com o sand, para tirar a bola de bancas de areia; o pitch e o putter, para embocar a bola na região do green.

Jogo - o golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como particularidade a ausência de um "adversário" propriamente dito; o único adversário do golfista é o próprio campo, uma vez que não há nada que ele possa fazer no sentido de dificultar o desempenho de outros jogadores. O resultado depende de seu esforço individual e sorte, e cada golfista luta para baixar a sua pontuação total no campo. Em competições oficiais, é proibido um golfista falar com outros jogadores acerca do jogo. Já em jogos entre amigos, é normal o golfista mais experiente dar "dicas" aos menos experientes.

Campo - Não há um campo de golfe igual a outro. Por isso, cada campo é um novo desafio. Há campos no meio de desertos; em regiões montanhosas; em planícies; em regiões costeiras, etc. Os campos normalmente são formados por conjuntos de 9 ou 18 buracos. Um campo de golfe oficial ocupa cerca de 1 milhão de metros quadrados. O percurso total de 18 buracos, geralmente, tem cerca de seis quilômetros de extensão em linha reta, e demora perto de quatro horas e meia para ser concluído. Por essa razão, o golfe é um excelente esporte para promover a sociabilização e fazer amigos. Não é raro multinacionais incluírem em suas exigências profissionais questões referentes á prática de golfe por parte do candidato a emprego, uma vez que grandes negócios são fechados em campos de golfe.

Projeto - os principais campos de golfe do mundo são desenhados por grandes projetistas, como os estilistas de moda, contribuindo para a fama do campo. Cada buraco é planejado para testar a habilidade dos jogadores - há buracos considerados fáceis e outros difíceis, conforme a complexidade. O buraco pode estar atrás de uma curva, em cima de um morro, no meio de uma lago, ou, simplesmente, num campo aberto de fácil acesso. Normalmente no tee (local de sáida), há um mapa para que o jogador prepare a melhor estratégia para chegar ao buraco.

Natureza - vale ressaltar que o golfe é um esporte ecológico, pois coloca o homem em contato com a natureza e estimula a preservação de árvores e animais, favorece a sociabilização; e não tem idade para ser praticado, podendo ser jogado por jovens, adultos e crianças.

Handicap - o golfe também possibilita que os jogadores mais e menos experientes possam disputar uma partida entre si, através do sistema handicap, que são tacadas de bonificação dadas ao jogador menos experiente para serem descontadas ao término do jogo. Quanto menor o handicap, melhor o jogador. Um profissional tem handicap zero. O handicap varia de 0 a 24 para homens e de 0 a 30 para mulheres, e, conforme o jogador progride no esporte, vai "baixando" o handicap, até chegar a zero, prosseguindo como amador ou profissional.

Percurso - o percurso de um buraco visto por cima apresenta os seguintes elementos : tee, local de saída; fairway, região de grama baixa onde é fácil para o jogador dar a próxima tacada; rough, região de grama alta, onde é difícil bater a bola; e o green, local de grama rasteira e muita aparada, com altura média de 2 mm, onde fica o buraco. O fairway pode ser entrecortado por rios, lagos, bancas de areia (bunkers) e outros obstáculos (hazards) para dificultar o progresso do jogador.

Par do buraco - desde o local de saída (tee) até o buraco, o número médio de tacadas necessárias para embocar a bola é um índice, chamado par do buraco, que ajuda a medir o desempenho do jogador. Conforme a distância, há buracos de par de três (até 228 m), par de quatro (até 430 m) ou par cinco (mais de 430 m). Para as mulheres, as distâncias são um pouco menores. ë nos buracos de par de três que o golfista tenta a famosa jogada hole-in-one, que consiste em embocar a bola em apenas uma jogada.

Par de Campo - a somatória total do par de todos os buracos dá origem a outro valor de referência, o par de campo. Se um campo tem par 71, quer dizer que um jogador regular deve, ao término dos 18 buracos, totalizar o mais próximo possível de 71 tacadas.

Quando o par é 71 e o jogador termina os 18 buracos em 70 tacadas, é comum dizer que fez "um abaixo do par"; se terminou com 69, "dois abaixo do par", e assim por diante. No mesmo para 71, se marcar 72, diz "um acima do par"; 73, "dois acima do par", e assim sucessivamente.

Modalidade - há muitas modalidades de jogo de golfe. As mais utilizadas são stroke play, onde o vencedor é definido pelo menor número na somatória das tacadas; e match play, onde são conferidos pontos a cada buraco - por exemplo, no primeiro buraco o jogador A emboca a bola em menos tacadas que o jogador B, recebendo um ponto; e assim por diante. Quem somar o maior número de pontos é o campeão.

O golfe também pode ser jogado em duplas ou trios, com a somatória do resultado de cada jogador da equipe; duplas mistas; e uma infinidade de variações.