Axé para o golfe baiano que volta aos trilhos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Axé para golfe baiano que volta aos trilhos após anos de retrocesos em materia de numero de praticantes e de campos e de qualidade.

(Em Ioruba Axé significa energia, poder, força)

A nova diretoria da Federação Baiana e Capixaba de Golfe realizou o primeiro torneio do ano, “Adeus Carnaval”, no campo do Iberostar Praia do Forte, na Bahia. 

A dupla campeã foi Paulo Cesar e Juraci com 74 pontos e a dupla vice-campeã Paulo Armani e Humberto Monte com 72 pontos.

O torneio teve o apoio das Lojas Mito, Curaprox, Elo Pink (Mary Kay), Bio Salute, Casa Perfumada, Pizza la Estrada e os golfistas Ademir Drigla e Jadel Santos, além dos profissionais de golfe: Antonio Meneses, Tony e Joseilton.

É ótimo escrever sobre o renascer do golfe baiano e melhor ainda escrevendo desde outro estado onde o golfe está crescendo, Paraíba. 

Neusa Azevedo, presidente da Federação Baiana e Capixaba, disse que o torneio foi um sucesso. “Contamos com a presença da maioria dos golfistas baianos, e um número grande de iniciantes entre adultos e crianças”.

Foi mais do que um torneio mais o inicio de uma nova etapa.

O golfe da Bahia, que parecia ao inicio deste século como o grande polo de turismo de golfe não somente nacional como internacional, mostrou-se somente um sonho. 

Foram fechados os campos baianos de Caxazeira, Quatro Rodas, Ilha de Itaparica, Costa do Sauipe. Projetos de novos campos foram engavetados ou para sempre esquecidos.

O campo do Iberostar foi reduzido na pratica de 18 para nove buracos. 

Quase 400 quilômetros separam os excelentes campo de Terravista em Trancoso e Hotel Transamerica na Ilha de Comandatuba, tirando a possibilidade de ser um polo turistico de golfe. 

Também a excelente relação com a imprensa especializada foi descuidada, desapontando assim eventuais patrocinadores e apoiadores pela diminuição da visibilidade.

A presidente disse que a nossa meta principal para 2018 “será a formação de novos golfistas. Vamos realizar clínicas de golfe para iniciantes em todos os eventos da FBCG”. 

Florinda Barreto, vice-presidente da Federação informou que “também estamos desenvolvendo o projeto de golfe nas escolas baianas e capixabas em parceria com a CBG”. 

O novo diretor de golfe do Iberostar, David Myers anunciou que em breve o campo será reformado, 9 buracos em 2018 e os outros 9 ficando na programação para 2019.

“Os 9 buracos da segunda volta (lado do mar) serão reformados este ano. Será retirada a grama atual e feito o plantio da grama Zeon Zoisa”, afirmou David Myers.

“Será feita também a reforma do atual sistema de irrigação, a construção uma planta de tratamento de esgoto para reutilização de água e vamos instalar biogel para melhorar a retenção da umidade na grama, além da aquisição de novas maquinas para manutenção do
campo", disse Myers.

Axé! Axé! Axé!

* Guillermo Piernes é palestrante, consultor e escritor. Autor de Liderança e Golfe - O Poder do Jogo na Vida Corporativa. www.guillermopiernes.com.br - piernes@golfempresas.com.br