De erros e acertos, de legados


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Guillermo Piernes errou na sua última coluna ao colocar um endereço equivocado para o campo olímpico. O endereço correto é Avenida das Américas 10033, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.

Desculpas a todos os leitores e ao prezado e influente leitor que alertou o colunista sobre o erro publicado na coluna sob o título "Papai Noel no campo olímpico do Rio".

O colunista escreveu erroneamente Avenida Sernambetiba (hoje Lúcio Costa), localizada também na Barra da Tijuca.

Opositores podem mencionar senilidade porém o erro sobre o endereço do campo olímpico pode ser atribuído à associação com as boas lembranças da construção do campo de Japeri, o primeiro campo público do Brasil, realizada na década passada.

O primeiro campo público de golfe foi iniciado na gestão da incansável Vicky Whyte, então presidente da FGERJ, período no qual este colunista teve a honra de colaborar como diretor de marketing e quando morava nessa Avenida Sernambetiba.

Os recursos financeiros iniciais para o campo público de Japeri foram da seguradora Nationwide então presidida por um entusiasta golfista do Gávea, com participação da empresa Granado também encabeçada por outro animado praticante, o trabalho do advogado Laercio Pellegrino, entre outras.

Os benefícios desse primeiro campo público em Japeri foram gigantescos nas áreas sociais e ambientais.

O campo que será utilizado nas Olimpíadas - reitero na Avenida das Américas 10033 - já deixou grandes benefícios ambientais.

Foi implantado o maior programa de recuperação de vegetação de restinga, com 650 mudas transplantadas para a vizinha reserva de proteção ambiental, que estava degradada.

O campo olímpico, belo e desafiador na definição dos que já jogaram lá, foi apontado como um dos principais legados que ficará para a população do Rio de Janeiro.

Que a chama da tocha dos Jogos, que os Deuses do Olimpo proporcionem luz para que esse compromisso de legado para a população, esse sim, seja plenamente honrado.

* Guillermo Piernes é palestrante, consultor e escritor. Autor de Liderança e Golfe - O Poder do Jogo na Vida Corporativa.   www.guillermopiernes.com.br - piernes@golfempresas.com.br